Coordenador : Rodrigo Hipolito
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 398876.2206.85556.19092023
Departamento/Setor: CME
Área Temática : Saúde
Tipo: Programa
Publico Alvo : O programa mantém as suas ações de formação em saúde voltadas para os discentes e docentes da EEAAC e para os outros cursos da área da saúde da UFF. Contudo, pretende-se desenvolver ações cujo público-alvo inclua a rede de atenção à saúde do município de Niterói fortalecendo a cooperação entre a Universidade e os serviços.
Local de atuação: Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa
Objetivo
Objetivo Geral: •Implementar a simulação clínica na EEAAC como estratégia pedagógico-didática para formação em saúde. Objetivos Específicos: •Oferecer aos discentes do Curso de Enfermagem e de outros cursos da UFF o desenvolvimento de habilidades e competências mediados pela simulação clínica; •Considerar a expansão do programa de Simulação Clínica para abranger uma variedade maior de cenários clínicos, incluindo aqueles relacionados a especialidades de enfermagem específicas como saúde coletiva e cuidados intensivos. •Promover cursos e treinamentos com o uso de simulação clínica contribuindo para o aperfeiçoamento das práticas de cuidado e segurança do paciente; • Implantar estudos que avaliem o impacto a longo prazo da participação dos estudantes em simulações clínicas na sua carreira como enfermeiros, incluindo a taxa de sucesso em exames de Residência e o desempenho dos egressos. • Investir em pesquisas para incorporar tecnologias avançadas, como simulações de realidade virtual e aumentada, para aprimorar ainda mais a experiência de simulação.
Resumo
O Programa de extensão intitulado FORMAÇÃO EM SAÚDE BASEADA NA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICO-DIDÁTICA DA SIMULAÇÃO CLÍNICA, está vinculado à direção da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) e é constituído por uma equipe de trabalho interdepartamental. O objetivo principal do Programa é melhorar a qualidade da formação em saúde por meio da Simulação Clínica, preparando os profissionais de saúde para atuarem de forma mais competente e segura no ambiente clínico real, ao mesmo tempo em que promove a inovação e a pesquisa nessa área. O laboratório na EAACC está equipado para a simulação de alta fidelidade dispondo de uma sala de controle integrada, com recursos de transmissão e gravação de áudio e vídeo para as simulações realísticas e sala de debriefing com capacidade máxima para 10 alunos. As dinâmicas ali desenvolvidas preparam o estudante para o mundo do trabalho, por meio do treinamento de habilidades, resolução de situações diversas oriundas de cenários assistenciais e vivências em equipe, com vistas ao desenvolvimento das competências necessárias para o contato com os pacientes, de modo a promover a sua segurança e do profissional em formação, fundamentando-se no imperativo da ética no cuidado.